A globalização dos mercados vem avançando a cada ano, é uma crescente oportunidade de negócios entre os países, com facilidade no comércio internacional e oportunidades de crescimento e inovação.

A balança comercial brasileira demonstra como tem crescido a importação de mercadorias, bem como a exportação de produtos ao longo dos anos.

Vários aspectos de benefícios da globalização, entre eles:

  • – Permitiu a expansão do comércio internacional;
  • – É fundamental para o crescimento econômico dos países;
  • – Maior competitividade no mercado internacional;
  • – Possibilitou a criação de blocos econômicos;
  • – Necessidade de adaptação das empresas ao mercado internacional, tornando as empresas mais eficiente;
  • – Gerar benefícios para os consumidores, como a oferta de produtos e alternativas de preços

A importação de mercadorias representa uma alternativa importante para as empresas encontrarem preços mais competitivos ou mercadorias que não são produzidas no Brasil, como alternativa de uma solução inovadora e diferenciada.

No entanto, esse processo também apresenta desafios e riscos, quando não há gestão eficiente dos processos e controle de custos e prazos.

A empresa pode optar na escolha do tipo de importação de mercadoria:

Importação direta

A empresa compra diretamente de fornecedores estrangeiros, com possibilidade de redução de custo em função da negociação direta e aumento do controle de prazos e qualidade.

Importação por Intermediários

A negociação e operação são realizadas por intermediários, como Comercial importadoras, distribuidores, Tradings e pode simplificar o processo e reduzir riscos, embora possa aumentar os custos.

Importante lembrar que a importação de mercadorias requer conhecimento do mercado alvo, planejamento e controle de custo e prazos.

As empresas importadoras enfrentam desafios para a gestão dos processos internacionais, além da necessidade de estarem atualizadas quanto aos procedimentos e aspectos legais, o controle e alternativas para redução de custos e garantia da viabilidade da importação da sua mercadoria.

Destacamos abaixo, alguns fatores de sucesso um processo de importação:

Conhecimento dos procedimentos legais

A devida classificação da mercadoria com o enquadramento correto da NCM, é fundamental para ter conhecimento do tratamento administrativo, licenças, impostos e alíquotas.

Planejamento estratégico da importação

O planejamento da importação deve considerar vários aspectos:

  • – Planejamento aduaneiro: custos dos impostos e aspectos legais
  • – Planejamento logísticos: rotas e modalidades que melhor se enquadra na sua importação
  • – Planejamento do negócio: avaliar a importância da mercadoria importada para seu negócio, a previsão de custos e prazos, impactos positivos para competitiva e margem de lucro esperada.

Gestão eficiente dos custos

A gestão eficiente dos custos é importante para garantir o resultado e viabilidade da importação. Os pilares de custos de uma importação são:

  • – Custos de aquisição da mercadoria.
  • – Custos da logística para entrada da mercadoria no Brasil, de acordo com o incoterm negociado.
  • – Custos de taxas e impostos obrigatórios, de acordo com a NCM.

É importante que a empresa importadora conheça os custos previstos e faça o controle desses custos.

Controle de prazos

Planejar o prazo previsto é tão importante quanto a previsão de custos, receber a mercadoria no prazo esperado para garantir a reposição de estoque, instalação de um equipamento ou atendimento a revenda no Brasil é fator primordial para o sucesso da importação.

Busca de alternativas e benefícios

Quando falamos em benefícios na importação, geralmente as empresas pensam nos benefícios fiscais, que é de fato uma oportunidade de redução de custos.

Há benefícios voltados ao incentivo da exportação, como Drawback e outros com o Ex Tarifário que é um regime que permite a redução dos impostos de importação quando a mercadoria importada não há produção similar no Brasil.

Muitas empresas não conhecem o benefício de importação via estado de Alagoas, que se trata de um benefício contábil com resultado efetivo de redução do custo da importação.

Uma alternativa legalmente respaldada de acordo com a Lei nº. 6410/03, Decreto nº. 1738/03 e Decreto n° 4.830/10, além da participação e acompanhamento da Procuradoria Geral de Estado de Alagoas e da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas, onde, após o deferimento do processo, os atos serão publicados no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Na prática, esta medida do governo estadual permite que empresas, de qualquer estado da federação, adquiram créditos judiciais decorrentes de Precatórios Alimentares do Estado de Alagoas, com deságio acima de 60% do seu valor de face, para liquidação de débitos fiscais oriundos de ICMS na IMPORTAÇÃO de mercadorias estrangeiras, desembarcadas no Porto de Maceió ou em qualquer porto brasileiro.

Esta oportunidade permite que empresas importadoras de todo o Brasil, que adquiriram os Precatórios dos servidores públicos estaduais, façam seu planejamento tributário e venham a se beneficiar com a redução do custo tributário nas suas operações de importação de mercadorias e bens.

Uma das alternativas oferecidas pela COMMEX, que permite o deságio de 70% do ICMS, com desembolso apenas de 1,2%, garantindo a redução do custo final da sua importação.

A COMMEX é uma empresa especializada nos processos de importação, possui especialistas experientes com resultados efetivos de otimização de processos e gestão eficiente de custos.

Oferecemos consultoria empresarial especializada em Comércio Exterior, com o objetivo de otimização dos processos, com foco na gestão de custos, proporcionando agilidade e racionalidade nas operações de importação.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça os nossos serviços e como a sua empresa pode ser mais competitiva e aumentar a margem de lucro.